quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pais, aproveitem as férias, curtam seus filhos!


Durante a vida toda, os pais são os principais personagens, a maior influência para os filhos.

Até os 5 anos, a criança idealiza os pais, considera-os perfeitos, porque depende deles para tudo. Através de seus exemplos, terá suas primeiras experiências, imitará os seus gestos, repetirá suas palavras, aprenderá os primeiros passos.

Ela busca suas respostas apenas junto aos pais, e tudo o que disserem será encarado como verdade absoluta. Quem nunca ouviu seu pimpolho dizer, sem sombra de dúvida, “Minha mãe que disse!” ?

Apenas perto da pré-adolescência essa “idolatria sem limites” modifica-se. Os filhos aprender a questionar, a confrontar os valores dos pais com os que recebem do mundo e começam, então, a optar por seus próprios caminhos, suas próprias verdades.

O crescimento de uma criança é o resultado de sua relação com os pais. Ela têm necessidade de ser ouvida, compreendida e ter suas solicitações de fome, sono, diversão e afeto atendidas. Quanto mais protegida e amada uma criança sente-se, maior é a probabilidade de tornar-se um adulto seguro de si mesmo e capaz de escolher os melhores caminhos.

Devido a esses motivos é tão importante que os pais dediquem um tempo de seu dia exclusivamente para os filhos.

Porém, como tempo para a família é “mercadoria rara” hoje em dia, o jeito é compensar a falta de quantidade com qualidade. Como??? Não levando trabalho para casa, tirando férias, ligando para a casa durante o dia e aproveitando as oportunidades que têm com os filhos, na hora de preparar o jantar, de ajudar na lição de casa e, principalmente, de brincar.

O mais importante é que os pais estejam acessíveis, não apenas para que as crianças possam recorrer a eles quando precisam de ajuda ou têm dúvidas, mas, principalmente, para dividir as descobertas de seu próprio universo.
Por isso, pais, aproveitem as férias escolares de seus filhos. Parem um pouco de reclamar do barulho, da desordem da casa. Baguncem, deitem e rolem junto com seus filhos, e vocês descobrirão a riqueza do universo infantil e a beleza única de participar do crescimento do seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário