segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O primeiro dia de aula

Enquanto as crianças choram sem parar de um lado, os pais ficam com o coração na mão do outro lado do portão da escola. Os primeiros dias de aula quase sempre são assim, delicados para pais e filhos.

Para os filhos porque têm que enfrentar situações novas: separar-se dos pais, adaptar-se ao ambiente escolar e às exigências do processo educacional.

E para os pais porque nem sempre estão convencidos de sua decisão de colocar seus “pequenos” na escola. Será que ele vai se acostumar? Será que vai ficar traumatizado por ficar sozinho tão cedo? Será que essa é a melhor escola?

O que eles não sabem é que essas ansiedades e dúvidas estão diretamente relacionadas com a dificuldade de adaptação da criança.

Por este motivo é imprescindível que, quando a criança for entrar na escola, todos estejam convencidos de que essa é a melhor decisão.

Racionalmente, não há dúvidas: o ingresso no escola é sempre positivo.

É graças à escola e as atividades que exigem que a criança acostume-se a esperar sua vez, dividir os brinquedos, sentar-se na hora que pedem, evitar o que é proibido e expressar o que pensa, que ela aprende a respeitar regras e limites e exercer suas habilidades sociais e emocionais, tornando-se mais segura e independente.

Existem algumas soluções para minimizar o sofrimento de pais e filhos que estão prestes a se separar:

· Em primeiro lugar, ao escolher a escola, opte por uma cuja orientação combine com o jeito da família e que ofereça, antes de mais nada, um ambiente estimulante e seguro, supervisionado por adultos preparados.

· Preparar a criança também é indispensável. Escolha uma escola que tenha uma política de adaptação lenta e gradual. Leve a criança para conhecer a escola, comprar os materiais, fale sobre o que ela vai encontrar lá, enfim deixe-a familiarizada, segura e motivada com a idéia.

· No primeiro dia, certifique-a de que estará por perto se precisar. 

· Se na hora da chegada à escola ela chorar, vá adiante e ajude-a a se integrar com os amigos e insista lembrando-a de todas as coisas divertidas que encontrará. Ao sair, despeça-se. Sair escondido gera desconfiança.

· Combine o horário de buscá-la e cumpra pontualmente.
· Se no início a criança chorar muito, mostrar-se apática, agressiva ou hiperativa, é sinal de que a adaptação está sendo muito difícil. Nesse caso, mantenha a calma e espere ela adaptar-se devagar, mesmo que isso demore mais do que você imaginava.

A primeira grande separação é sempre muito dolorosa tanto para os pais quanto para as crianças, então, separe uma dose extra de atenção, carinho e amor, pois seu filho precisa de sua ajuda para tornar esse processo mais tranquilo e prazeroso.

http://www.aspmi.com.br/v2/aspminoticias/edicoes/fevereiro2010/8.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário